A trazodona é um medicamento pertencente à classe dos moduladores de serotonina, que, ao restaurar o equilíbrio dessa substância química no cérebro, promove uma ação antidepressiva. Ela costuma ser indicada no tratamento de depressão maior, depressão com ou sem episódios de ansiedade e dor associada a quadros de neuropatia diabética.
Como usar a trazodona
Devido a sua ação no cérebro, que pode levar a efeitos colaterais graves – sobretudo se utilizada fora das instruções médicas –, a trazodona é classificada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com tarja vermelha. Isso significa que ela só poderá ser adquirida na farmácia mediante a retenção de uma via do pedido. Tal medida tem o objetivo manter um maior controle sobre a circulação do produto no país.
A automedicação nunca é recomendada. Tomar doses da trazodona fora das instruções profissionais pode causar prejuízos à saúde do indivíduo, bem como afetar o sucesso do tratamento.
O produto está disponível nos formatos de comprimido, cápsula e suspensão oral. A dose e frequência de uso do produto varia de acordo com cada indivíduo e, por isso, é importante uma avaliação e do acompanhamento médico.
Efeitos colaterais
No geral, o uso da trazodona pode levar a pessoa a apresentar os seguintes efeitos colaterais:
- Sonolência;
- Tontura;
- Cansaço;
- Inchaço;
- Alteração no apetite;
- Perda de peso;
- Visão turva;
- Diarreia;
- Constipação;
- Nariz entupido;
- Diminuição da libido.
Esses sintomas tendem a diminuir com o tempo do tratamento.
Mais raramente, o paciente também pode apresentar sinais mais graves, como, por exemplo:
- Icterícia (amarelamento dos olhos e da pele);
- Dificuldade para evacuar ou urinar;
- Surgimento de hematomas;
- Batimentos cardíacos anormais;
- Ereção dolorosa e duradoura;
- Confusão mental;
- Fala arrastada;
- Fraqueza;
- Perda de coordenação motora;
- Febre;
- Sudorese;
- Alucinações.
Caso isso ocorra, o mais indicado é procurar ajuda médica imediatamente. Se necessário, acione o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo número 192.
Vale lembrar, no entanto, que o tratamento com trazodona não deve ser interrompido de forma repentina ou sem falar antes com o médico responsável. Se feito sem o devido desmame, é possível que o indivíduo passe a apresentar sintomas de abstinência, como:
- Tontura;
- Dormência ou formigamento nas mãos, ou pés;
- Dificuldade para dormir;
- Agitação;
- Dor de cabeça;
- Tremor.

